[ Resenha ] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

agosto 02, 2017

“Pode mandar ver, Ernesto!”
  E é assim que começo minha resenha dentro do Nôitibus Andante a caminho do Caldeirão Furado, sim, estamos em mais um universo de magia em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Muitos já leram resenhas e viram os filmes, mas ler, reler a obra anos depois e já mais velha, não apenas aquela garotinha de nove anos, faz com que tenhamos uma boa visão dos fatos agora de melhor forma. Confesso para vocês que até tinha me esquecido dos livros e acreditava fielmente no que os filmes apresentaram, principalmente este em que foi considerado o melhor de todos já lançados.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Box Amazon
Box Amazon Edição Premium 
Harry Potter # 3 
Autora:J.K. Rowling
Ano: 2017
Páginas: 320
Editora: Rocco
SINOPSE: Quando o Nôitibus Andante atravessa a escuridão e para cantando pneu na frente dele, é o início de outro ano nada comum em Hogwarts para Harry Potter. Sirius Black, genocida foragido e seguidor de Lorde Voldemort, está à solta - e dizem que vem atrás de Harry. Na primeira aula de Adivinhação que Harry teve na vida, a professora Trelawney vê um presságio de morte nas folhas de chá de Harry... mas talvez os mais apavorantes sejam os dementadores patrulhando a área da escola, com seu beijo que suga a alma.

   Harry Potter está em seu terceiro ano em Hogwarts e com problemas na casa dos Dursley tivera que sair mais cedo para a volta às aulas, mas o que fazer quando se falta ainda duas semanas e você, mesmo sem saber, é a mira de um assassino descontrolado chamado Sirius Black? Nada de bom pode vir nesse novo ano e como o próprio Harry diz.
“Eu não saio por aí procurando encrenca. Em geral as encrencas é que vêm ao meu encontro.”
    Ninguém nunca fugira de Azkaban antes e o notório assassino Sirius Black conseguiu essa façanha e está atrás de Harry que não tem noção do porque desta perseguição toda, trata-se do fato de Black ser fiel seguidor do Lorde das Trevas e por acaso também padrinho de Harry, um perigo extra por ter traído Tiago e Lilian Potter. 
Todos já conhecem a história, até mesmo aqueles que não leram ou viram os filmes sabe o contexto desta resenha, então não serei repetitiva, vou mostrar algo diferente para vocês.
    Já pensaram no que os filmes deixaram passar? Nas aulas de Trato das Criaturas Magicas de Hagrid em que temos salamandras, lesmas gigantes e não apenas um Hipogrifo, mas sim muitos? Sim! No livro temos detalhes de cada aula, como Lupin ensinou sobre os Kappas, Grindylows e Hinkpunks. Não apenas bicho-papão e lobisomens? Pois é, Newt ficaria satisfeito em ver que mesmo em Defesa contra a Arte das Trevas temos vários animais fantásticos.
   Falando em Lupin, Remo Lupin é um dos meus personagens favoritos, aqui reforça a minha paixão por esse professor maravilhoso, mesmo com roupas gastas e aparentando cansaço dava o máximo para que os alunos aprendessem e se divertissem também. O preconceito em relação a sua transformação é visível em cada professor que o olha de forma diferente e principalmente em Snape que demonstra completa repulsa pelo lobisomem não apenas por isso, mas pelo passado de ambos na escola. J. K. Rowling disse que fazer dele um lobisomem é o equivalente a mostrar o preconceito que os portadores de HIV sofrem, assim como os dementadores é a representação da depressão, o que ela sofreu durante seus tempos difíceis.
   Você percebe que no meio de uma literatura infantil, infanto-juvenil para falar a verdade, mostra muitos fatos reais, mascarados para que possamos nos identificar, o que o fiz apenas agora na releitura quatorze anos depois. Jovens que enfrentam desafios, sobrecarregados de obrigações e com medos óbvios para quem também está na mesma situação da Hermione neste ano em Hogwarts, sua sede de conhecimento a desgasta por tentar aprender tudo de uma vez, comentei esta parte no meu Skoob citando exatamente a vida dos leitores e blogueiros, temos obrigações e tentamos ao máximo compensar tudo isso, lendo, resenhando e divulgando, já me senti desgastada assim durante os três primeiros anos do blog, esse foi o motivo de ter fechado ele, aqui Hermione se dá conta de que tudo há seu tempo e aprender lentamente é absorver mais.

“Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinha e Pontas, fornecedores de recursos para bruxos malfeitores, têm a honra de apresentar O MAPA DO MAROTO.
   Também é neste que aprendemos mais sobre o pai de Harry e os Marotos, como as brincadeiras que faziam agora mostram o bullying que faziam com Snape e mesmo sendo apenas brincadeiras deixaram uma marca enorme no agora professor, Sirius sempre teve essa aura mais sombria e mesmo assim se redimiu conforme os anos preso, ver que ele era uma boa pessoa por trás das brincadeiras da adolescência fez com que tivesse um carinho a mais para ele. 
   Outra coisa que não foi explicada nos filmes é o Feitiço Fidelius, que usaram para esconder os Potter de Voldemort, todos acreditavam que o fiel do segredo era Sirius Black, por isso deduziram e julgaram ele como traidor por ter dado a localização dos Potter para o Lorde, sendo que na verdade o fiel era Pettigrew.
“Um feitiço extremamente complexo, que implica esconder o segredo, por meio da magia, em uma única pessoa viva. A informação é guardada no íntimo da pessoa escolhida, ou fiel do segredo, e torna-se impossível encontrá-la, a não ser, é claro, que o fiel do segredo resolva contar a alguém. Enquanto ele se mantiver calado, Você-Sabe-Quem poderia revistar o povoado em que Lílian e Tiago viviam durante anos sem jamais encontra-los, e mesmo que ficasse com o nariz grudado na janela da sala deles!”
   O desenrolar do livro foi uma aventura maravilhosa, ver o desenvolvimento da escrita da tia Jo foi o melhor, o amadurecimento dos personagens, principalmente do Harry fez com que possamos ver ele se tornar o que todos esperam no ultimo livro. 
   Uma coisa que me incomodou bastante, foi o fato do Rony ser extremamente grosseiro e estupido com a Hermione na maior parte do livro, em 80% dele, o personagem briga com ela, humilha e a faz chorar por causa do rato, botando a culpa no gato, sendo que podia muito bem resolver isso de forma clara conversando, nunca gostei do Rony e saber que ele ficou com ela no final mesmo a maltratando nos livros (não apenas nesse) fez com que minha antipatia por ele crescesse mais, vocês podem amá-lo, mas não podem negar que o relacionamento não foi bom durante esse tempo, quis á depois de casados, afinal ele era assim.

“Você é a bruxa de treze anos mais inteligente que já conheci, Hermione.”
   A leitura é revigorante, poder ter em mãos cada detalhe, cada simples palavra e descrição desse mundo de magia faz reviver essa emoção a pouco adormecida, ver Harry em cada passo, cada evolução, não apenas ele, mas tantos outros personagens e a apresentação de muitos que viemos a nos apaixonar no decorrer do tempo é satisfatório, ainda mais essa nova edição, sei que já estão enjoados de ouvir falar de capas e todas, mas esta edição lançada pela Rocco apenas na Amazon foi arrasadora, mesmo tendo outras três edições nacionais, sendo elas o do castelo e o box branco, além do clássico, essa é a mais maravilhosa, isso que vi que a Rocco vai lançar uma nova em capa dura e eu vou voltar a falir novamente.
“Imagino que já esteja cansado de ouvir dizer, mas você é extraordinariamente parecido com Tiago. Exceto nos olhos… você tem os olhos de sua mãe.” 
   Será que se eu der três voltinhas no meu vira-tempo já bastariam para voltar a época dos filmes e do lançamento dos livros? Compensar o que perdi em anos sem essa fantástica literatura, talvez sim, talvez não, quem sabe? Ainda estou a espera da minha carta de Hogwarts, a esperança é a ultima que morre e o amor por Harry Potter é eterno, então se me perguntarem se amo ele depois de todos esse tempo, apenas direi: Always.

You Might Also Like

10 Comentários

  1. Eu te venero! Essa foi a melhor resenha que li sobre o livro, mesmo não gostando de HP. Todo o contexto de preconceitos eu não tinha sacado ao ver os filmes. Quando for fazer maratona me atentarei mais aos detalhes. Obrigado por existir >.<'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, tu me ama eu sei, venerar é novo.
      BEM, eu tinha que reler pra jogar o conteúdo que antes não tinha visto, super recomendo ler os livros e assistir, podemos marcar pra fazer isso juntos.
      Xoxo

      Excluir
  2. Eu adorei a paixão com que você fala desse livro de Harry Potter. Não é meu favorito, justamente pelo fato que você citou (Rony sendo aquela criança mimada de sempre), mas eu amo a parte do vira-tempo.

    Quanto à capa, que é o que tem de novo nessa edição, que você fez muito bem em observar: realmente é uma das mais lindas. Só que essas edições de capa dura conseguiram superar, não? Eu nunca comprei as edições posteriores, sempre dizia que só o faria quando saísse em capa dura... Acho que agora não terei pra onde correr!

    Eu fiquei feliz em ver esse post também, porque eu vinha relendo os livros, justamente para saber também minha recepção, hoje, já na vida adulta. (Só que acabei de parar, porque a partir do terceiro livro, todos ficaram muito desgastados e foram descartados! :( )

    Para finalizar, só gostaria de te sugerir algo, que espero ser construtivo: tenta encurtar um pouco certas frases suas e tomar um pouco mais de cuidado com a ausência de algumas vírgulas. Sua escrita é ótima, e com esse cuidado meio técnico dá pra ficar melhor ainda. Eu mesmo ainda me atrapalho com esses detalhes (quem nunca?!), mas nada que uma releitura do texto que vai pro post, feita horas (ou se possível, dias) depois não resolva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda vou comprar as capas internacionais pra me apaixonar pela edição em capa dura. Eu nunca fui muito fã do Rony e nessa me deixou ainda pior.
      Eu quero lembrar de todos os fatos, acho que só assim poderei ver defeitos que antes não via, mas sempre será meu xodó na literatura.
      Yep! Me empolguei de mais nessa resenha e saiu enorme com pouca colocação de virgulas, costumo escrever antes como tu tinha dito, fica no not em um word, e não revisei totalmente dessa vez. Mas prometo que na próxima estará direitinho.
      Obrigada pela dica e claro pelo comentário.
      Xoxo

      Excluir
  3. Oie, tudo bem? Acredito que todas as pessoas já leram algum livro do Harry Potter. É simplesmente não se encantar com a escrita da autora e o mundo que ela nos leva a conhecer. Por mais que tenhamos lido um livro, após alguns anos nossa visão e interpretação serão diferentes pois nós mudamos. Tenho diversos livros aqui em casa que não faço doação justamente porque gosto de ler novamente sempre que possível. Gostei muito da resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Eu acho eles perfeitos, principalmente o terceiro ( Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban) porque (nos livros) a J. K. Rowling desenvolve muito os personagens, o passado de Harry e fala sobre os Marotos, eu amo eles!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, que saudades do Sirius! Não vejo a hora de poder reler todos os livros! Eu gosto muito da parte onde explica a amizade dos Marotos, coisa que não foi pro livro. Adorei ♥

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda e apaixonada <3 Eu nunca li Harry Potter, a verdade nem vi o ultimo filme, mas mesmo assim eu gosto muio do universo do bruxo, meu caso é apenas que eu gosto de muitos universos diferentes e preciso escolher dar prioridades pra alguns, mas gostaria muito de ler algum dia. Dos filmes o Prisioneiro é um dos meus favoritos pelas tramas e revelações do passado, gosto muito do Lupin e do Sirius.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você pense assim sobre o Rony, está perdendo um personagem maravilhoso.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Esse é o meu livro favorito e gostei tanto da história que amei a adaptação cinematográfica. Sei que muitos não gostaram ahiuahiuahiuhaiuhauiha..
    E eu pensava como vc sobre Rony! Mas fiquei feliz porque ele foi crescendo e amadurecendo no decorrer da história e hoje tenho um carinho muito especial por ele.

    ESSA EDIÇÃO ESTÁ MARAVILHOSA FALA SÉRIO ahuhauha
    Beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG

Subscribe